quinta-feira, 16 de junho de 2011

Derrota no referendo
A população da Itália reage aos escândalos e à política do primeiro-ministro

E a novela Berlusconi continua. Desta vez a população italiana decidiu pelo fim do programa nuclear do país, pela manutenção da água como um bem público e o pior para o primeiro-ministro: o fim a “lei do impedimento”, que lhe permitia faltar aos julgamentos que responde para ir aos compromissos do cargo.
O referendo contou com um recorde 57% de participação, o que mostra a tamanha rejeição do premier. Antes da decisão havia uma lei que acelerava a privatização da água pública, além de um previsto aumento na tarifa e novas normas de produção de energia nuclear. O resultado foi comemorado nas ruas da Itália.
Berlusconi tem um histórico de ausência nos julgamentos, o que dificulta a resolução. Aos 74 anos, ele é acusado de ter efetuado pagamentos pelos serviços sexuais de Ruby, apelido da jovem marroquina Karima el Mahrung, quando ela tinha 17 anos, e de ter atuado junto à polícia de Milão para obter a libertação da menor quando ela foi detida por roubo no dia 27 de maio de 2010. Pagar por sexo com uma menor de 18 anos é considerado um crime na Itália.
É lamentável que um governante passe por tantos escândalos e ainda continue no poder, o que também é comum por aqui. Mas essa forma de protesto á válida, e, pelo menos por lá, algo é feito contra este tipo de político.



A comemoração nas ruas de Roma


Luana Rosales

Nenhum comentário:

Postar um comentário