quinta-feira, 23 de junho de 2011

Viecom Cultural! - Estação da Luz

   E aí galera! A Viecom nos trouxe a oportunidade de conhecermos de perto alguns locais simbólicos de São Paulo. Eu fotografei algumas coisas legais e vou começar a postar as fotos no blog pra vocês poderem curtir um pouquinho do que a gente viu lá!
   Eu vou começar por um dos lugares que eu achei mais emblemáticos, a Estação da Luz.

   Estação da Luz é uma estação ferroviária localizada no bairro da Luz, na cidade de São Paulo. Integra a rede de transportes sobre trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, com transferência gratuita para a Estação da Luz do Metrô de São Paulo, sendo um dos seus mais importantes nós, visto que por ela passam ou estão próximas diferentes linhas de trem e metrô. A estação abriga ainda o Museu da Língua Portuguesa, uma instituição cultural ligada à Secretaria de Cultura do estado de São Paulo, inaugurada em 2006.
   A estação foi construída no fim do século XIX com o objetivo de sediar a recém-criada Companhia São Paulo Railway, de origem britânica, assim como de se constituir na parada paulistana de sua linha ferroviária, a qual ia de Santos, no litoral do estado, a Jundiaí, no interior. Nas primeiras décadas do século XX, foi a principal porta de entrada à cidade de São Paulo. Sua maior importância, no entanto, era na condição de infra-estrutura econômica para o país: por ali passava o café a ser exportado no Porto de Santos, assim como também ali chegavam bens de consumo e de capital importados que abasteciam a cidade (em uma fase ainda pouco industrializada).
    A atual estação foi construída entre 1900 e 2010, no lugar da original Estação da Luz de 1867. Presumivelmente escolhida em um catálogo inglês pelas autoridades locais, a estrutura metálica de ferro fundido que lhe dá sustentação foi trazida da Inglaterra, por meio de peças pré-moldadas e montada aqui - a alvenaria da estação, no entanto, é de origem local. Seu projeto é atribuído ao engenheiro inglês Henry Driver, sendo similar à Flinders Street Station, uma estação existente em Melbourne, Austrália.
    Na década de 1940 a estação sofreu um incêndio e após a reforma, foi-lhe adicionado um novo pavimento no bloco administrativo. A partir deste período, o transporte ferroviário entrou em um processo de degradação no Brasil, assim como o bairro da Luz, levando a Estação a igualmente degradar-se.
   Nas décadas de 1990 e 2000 passou por uma série de reformas, uma das quais encabeçada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha e seu filho Pedro Mendes da Rocha — que teve como intenção adaptá-la a receber o Museu da Língua Portuguesa.
   Gurizada, quando tiverem a oportunidade de irem á São Paulo, visitem a Estação da Luz, porque vale muito a pena! Visitem também o Museu da Língua Portuguesa, que fica lá dentro. É extremamente instrutivo, principalmente pra nós que somos comunicadores.
Abraços!
por Henrique Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário