sexta-feira, 17 de junho de 2011

Inicie uma revolução. Beba uma cerveja melhor

Cansados da ditadura imposta pelas grandes indústrias de bebidas, eu, um amigo estudante de gastronomia e outro já formado em ciências contábeis, optamos por produzir as nossas próprias cervejas. Utilizando puro malte de cevada e ingredientes importados de países como Alemanha, Bélgica, Holanda, EUA, Inglaterra, entre outros reconhecidos produtores de insumos para cerveja, conseguimos produzir em casa uma cerveja de alta qualidade, sem conservantes químicos e com preço igual ou menor do que os produtos de baixa qualidade fabricados com milho, arroz e outros cereais (com intuito apenas de aumentar o rendimento e os lucros) que a AMBEV, SCHINCARIOL, entre outras, insistem em chamar de cerveja.




 Compramos o equipamento necessário e já produzimos cerveja há quase um ano, tivemos oportunidade de produzir diversos estilos de cervejas, algumas boas e outras nem tanto, mas no mundo cervejeiro o aprendizado é infinito e o importante é sempre corrigir os erros cometidos, nas próximas levas. 
O que mais nos motiva a seguir produzindo as nossas próprias cervejas é o fato de que hoje se estima que existam mais de 20 mil estilos de cerveja, então por que beber apenas uma? E ainda por cima com baixíssimo padrão de qualidade. Só por que o Zeca pagodinho aparece sempre nos comerciais da Brahma? Ou por que é um CERVEJÃO? Isso foi imposto para nós e por falta de conhecimento aceitamos durante anos.
Estamos vivendo um marco na história cervejeira do país, onde diante da força das indústrias e dos altos preços das cervejas importadas, as micro-cervejarias e cervejeiros caseiros conseguiram conquistar seu espaço e estão difundindo a cultura cervejeira, plantando na cabeça das pessoas a idéia do “Beba menos e beba melhor”. As gigantes já sentiram a ameaça, inclusive, a Schincariol comprou três Cervejarias artesanais:  EisenBahn , Devassa e Baden Baden, na tentativa de agarrar esta fatia do mercado . Isso não foi suficiente, pois cada vez mais se vê o nascimento BrewPubs(Google it!) e restaurantes servindo cervejas especiais/artesanais e ainda assim nunca é o suficiente pra atender a demanda. 

O movimento está tão forte que já foram criadas pelo Brasil as ACervAs, Associação dos Cervejeiros Artesanais, uma associação sem fins lucrativos, com o intuito de além de disseminar a cultura, reunir e ajudar os cervejeiros iniciantes com suas cervejas, contando com muita troca de experiência. O site da nossa associação é a http://www.acervagaucha.com.br/ e já conta com mais de 70 membros.
Para quem se interessar pelo assunto pode adquirir mais informações por aqui: www.comofazercerveja.com.br  http://blog.bottobier.com.br/
 

Abraços e bons goles!

por Luciano Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário