domingo, 5 de junho de 2011

A fotografia de Jan Saudek

   
     Jan Saudek nasceu em Praga em 1935. Quando muito jovem, ele e um irmão estiveram colocados num campo de concentração nazista de onde só por sorte conseguiram escapar. Saudek foi um dos primeiros fotógrafos tchecos a ser conhecido no ocidente, o que lhe valeu a suspeita do governo tcheco até aos anos 80.
     Dificil encontrar uma categoria para enquadrar-lo que não seja injusta. Seu peculiar trabalho extrapola qualquer delimitacão que possamos tentar criar. De sua vertente brotam imagens de violento apelo sexual, mas ao mesmo tempo extremamente gráficas e artísticas pelo acentuado uso da cor, que em suas obras funcionam como forma e não somente como suporte.
      Em sua obra os nus, sempre eróticos, são reforçados pelo uso exarcerbado da cor saturada, característica de suas imagens desde o início, embora o fotógrafo se aventure vez ou outra em preto e branco, com ótimo resultado. Suas referências principais são aquelas imagens pornográficas feitas em estúdio do século IX, pinturas clássicas e retratos históricos. Saudek utiliza fundos pintados, elaboradas vestimentas de suas personagens, na maioria mulheres – o homem é quase sempre representado pelo próprio fotógrafo.



Jan Saudek uma vez disse que não tem capacidade para retratar a vida dos outros. Por isso sempre retrata a sua própria.






Sem artifícios, a fotografia de Saudek penetra na plenitude da vida. A sua linguagem direta foi rápida e vivamente aclamada no mundo da arte.

                                                                                                                          
                                                                                                           por Paula Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário