sexta-feira, 17 de junho de 2011

Visita à Rede Record


  O Grupo Record RS faz um jornalismo voltado para o povo gaúcho. Sendo a emissora que mais tem programação local no Rio Grande do Sul, com mais de 5 horas de programação produzida em Porto Alegre. A TV Record produz programas apenas de conteúdos jornalísticos e está em 2° lugar no ibope, perdendo apenas para a sua maior adversária que é a RBS TV. Mas a emissora tem o objetivo de trabalhar cada vez mais para conseguir a liderança. A emissora possui um aparelho capaz de transmitir a imagem até as televisões dos telespectadores com mais qualidade, só há dois aparelhos como este no estado e o outro pertence à RBS. Hoje o grupo é composto pela Rádio Guaíba, o jornal Correio do Povo e a TV Record. A Rádio Guaíba está á 54 anos no ar, tem 314.000 ouvintes habituais e está presente em 1.188 municípios da Região Sul. E o jornal Correio do Povo tem 91 anos de existência.
 Na conversa com o diretor de jornalismo da Record, Givanildo Menezes, ele enfatizou que a emissora tem um grande respeito ás questões regionais. E está sempre á procura de jornalistas sem preconceito, com garra e que tenha interesse de levar informações que mecha com a vida do gaúcho, pois o povo gaúcho tem um público exigente. Segundo Givanildo, a Record procura inventar formatos com um jornalismo ágil e dinâmico.
 Assistir o programa Balanço Geral ao vivo no estúdio, sem dúvida foi a parte mais incrível da visita. Quando assistimos ao programa em casa, não dá pra ter idéia do quanto é difícil fazer um programa ao vivo, é preciso ter muita agilidade, ler a notícia ao mesmo tempo em que precisa trocar a câmera que está olhando, não é fácil. E depois conversamos com o apresentador Alexandre Mota que nos passou um pouco de sua grande experiência. Mota já trabalhou como repórter por 17 anos, 12 anos foram como repórter policial, outros anos como repórter esportivo, de economia e geral. Também já trabalhou com jornalistas como José Luís Datena e Marcelo Rezende, já passou pelo SBT, pela Globo e pela Record SP durante 5 anos.
 Conversamos também com Farid Germano Filho, apresentador do programa Rio Grande Record. Farid tem 23 anos de profissão, 2 anos de rádio farroupilha e já trabalhou na RBS. Segundo ele, o jornalismo é a profissão mais competitiva que existe, tem desafios constantes e é preciso ser feito com entrega e com paixão.
 Roberta Diehl, coordenadora de comunicação e marketing da Record, é responsável pelos anúncios de sustentação e chamadas de incentivo da emissora; Ediqueli Bianca da Silva é estudante de comunicação digital da Unisinos e trabalha como jornalista de web na Record; Bernardo Braga Barreto é o diretor de pesquisa; o pessoal do departamento de criação são responsáveis pelas vinhetas, efeitos especiais e chamadas dos programas.

por Laine Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário