quinta-feira, 16 de junho de 2011

Jornalista, só com Diploma!

Resolvi vir aqui para dividir a minha indignação, a partir de um tema abordado nas primeiras aulas de Introdução ao Jornalismo, com o professor Nikão: A questão do diploma no jornalismo.
Que história é essa de que para exercer a profissão de jornalista o indivíduo não necessita mais de um diploma?
Já sabia deste fato, mas o que me impressionou de verdade, foi saber que as empresas estão mesmo contratando pessoas quaisquer, muitas vezes sem formação acadêmica nenhuma, para exercer algo que somente nós, jornalistas somos capazes de fazer bem feito: 
Informar!
E como fica a população, os leitores? Creio que todos perdem muito com isso tudo, pois o profissional que está por trás dos bastidores, certamente não fará uma matéria, uma diagramação, ou simplesmente uma tirinha, com a mesma habilidade e profissionalidade que um apaixonado por Comunicação.
E tem mais: Isso tudo acontece, na maioria das vezes pelo simples fato de um profissional sem diploma custar menos para a empresa.
Mas é nós, estudantes e batalhadores de jornalismo... Como ficamos?
Se um profissional qualquer tem a capacidade de exercer a função de Jornalista, então um simples enfermeiro pode realizar uma cirurgia, substituindo o médico, por exemplo? Ou então uma auxiliar clínica realizar uma cirurgia, substituindo a cirurgiã-dentista?
Se for para ser assim, que seja igual para todas as profissões, e não somente para nós!
É triste ver tanta gente formada por aí, sem oportunidade de emprego! 
Cabe às empresas analisar seu quadro de funcionários e ver  se está correto o fato um profissional exercer algo que não cabe a ele, que está fora de sua alçada...

Passo a bola para vocês, empresários! E para o senado, eu peço somente igualdade!

Por Taís Trapp

Nenhum comentário:

Postar um comentário