sexta-feira, 17 de junho de 2011

Profissional Diplomado ou Trabalhador Inexperiente???

   Foi decidido no dia 17 de junho de 2009 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que jornalista não precisa ter diploma para exercer a profissão. Por 8 votos a 1 o STF derrubou a exigência do diploma de jornalismo, que era obrigatório desde 17 de outubro de 1969 por um decreto-lei 972.
  O presidente do STF Gilmar Mendes, relator do caso, disse que a exigência do diploma fere a liberdade do exercício de qualquer profissão e a liberdade de expressão, asseguradas na Constituição de 1988, e vai contra a Convenção Americana dos Direitos Humanos, ao impedir o livre acesso á informação.
  O jornalismo é uma profissão tão importante quanto às outras. E como toda a profissão que tenha uma relevante importância na sociedade, acredito que é necessário sim que os jornalistas tenham uma formação acadêmica, para que possam ser profissionais capacitados. Discordo da afirmação de Gilmar Mendes, porque a profissão do jornalismo envolve muito mais do que apenas liberdade de expressão. Envolvem domínio da língua portuguesa, pesquisas, técnicas de reportagem, de entrevista, de edição e lembrando também, que o dever do jornalista é passar informações a sociedade de forma coerente e verídica. Portanto, estas e muitas outras funções que envolvem a profissão do jornalismo, com certeza não poderiam ser bem feitas por uma pessoa que tivesse apenas o segundo grau completo, por exemplo.
 E de forma alguma o exercício do jornalismo impede as outras pessoas de terem liberdade de expressão. Um bom exemplo disso são as redes sociais da internet que fazem cada vez mais sucesso, como o Orkut, twiteer, facebook, blogs, etc. Hoje através dessas mídias as pessoas têm cada vez mais liberdade de expressão, podendo falar sobre todo e qualquer assunto que estiver na mídia. Mas não é por causa disso que os leitores deveriam perder o direito de ler notícias com qualidade, e estas só são feitas por um profissional capacitado para isso.
 Depois de todo esse absurdo que ocorreu no STF, muita gente me disse: “Por que
 você vai fazer jornalismo? Nem precisa mais de diploma, não gasta seu dinheiro.” Mas eu não desisti de fazer faculdade de jornalismo, porque eu acredito na importância que tem todos os conteúdos que eu vou aprender na universidade. E sei que vai ser indispensável ao longo de minha vida profissional.
Por Laine Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário